Abel consegue projeto para formar equipe adulta
A ideia da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Abel) de montar um time para disputar a Superliga Feminina de Vôlei ganhou mais um capítulo. Desde o dia 24 de dezembro de 2014, um projeto foi aprovado pelo Ministério do Esporte para a captação de recursos para a estrutura necessária ao retorno do vôlei brusquense ao cenário nacional.
De acordo com o coordenador da Abel, Luiz Antônio Moretto, o projeto tem valor previsto de R$ 966 mil. O dia 31 de dezembro deste ano é o prazo final para a captação. Porém, todo esse valor será para a montagem da estrutura e gastos com material para a equipe, sendo que a folha de pagamento da comissão técnica e atletas virá de outras receitas.
Conversas já foram iniciadas com algumas atletas e três já estariam acertadas verbalmente. Porém, elas não podem sair de seus clubes antes do final da temporada 2014/2015 do vôlei, no mês de abril. A partir de então, com o mercado de transferências aberto, as primeiras jogadoras apareceriam na Abel.
Várias empresas são parceiras da associação neste projeto e, de acordo com Moretto, a totalidade do valor do projeto deve ser captada em breve. Várias conversas foram iniciadas neste sentido e as respostas são positivas. Além dos campeonatos nacionais, a equipe deve participar do estadual e das fases regionais dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Durante os últimos anos, a equipe buscava retornar com o nome de Brusque no cenário nacional do vôlei. Chegou a ganhar um convite para disputar a Superliga, no ano de 2012, mas a falta de patrocinadores impediu a participação. Em 2014, a diretoria chegou a pré-inscrever a Abel na Superliga B, mas, novamente, não houve viabilidade financeira.
Com o projeto em mãos, e aprovado, a esperança da diretoria da Abel é entrar em quadra o quanto antes, para que a equipe adulta também sirva como exemplo aos projetos de base e às escolinhas da associação espalhadas por Brusque e Botuverá.